top of page

Modalidades (TCC-I)

Modalidades do Trabalho de Conclusão de Curso

Para tornar adequados a escolha e o desenvolvimento do TCC, dentro da proposta de que a motivação e a idéia devem vir do aluno, necessita-se ampliar a possibilidade de entregar este TCC em diferentes formatos. Por isso existem quatro modalidades: (1) monografia de assunto já existente no campo de Engenharia Química, chamada simplesmente de MONOGRAFIA, dentro do conceito abrangente descrito na seção anterior; (2) TRABALHO ACADÊMICO; (3) PROJETO DE ENGENHARIA; e (4) TESE DE GRADUAÇÃO. A rigor, todas estas quatro modalidades pertencem ao conceito geral de Monografia.

Primeira modalidade excepcional - TRABALHO ACADÊMICO.

Se os alunos vinham trabalhando consistentemente em um projeto de Iniciação Científica (IC), recomenda-se que utilizem essa modalidade como o TCC. Para tanto, deve-se colocar em Apêndices um ou mais trabalhos publicados pelos autores em Congressos de Iniciação Científica e Conferências regulares que exigem trabalhos completos escritos (full papers), ou um trabalho publicado pelos autores em revistas científicas ou técnica. Tanto Congresso ou “Journal” (revista científica ou técnica) devem ter corpo editorial completo que faz avaliação e revisão (review) do “full paper”.

Para essa modalidade, o TCC deve conter em torno de 20 páginas explicando o contexto, a motivação, o estado da arte, os resultados obtidos ao longo das pesquisas nas quais os autores participaram ativamente, e trabalhos que ainda devem ser realizados nessa área de conhecimento. Assim o leitor entenderá claramente os Apêndices. Os autores de TCC não precisam ser autores principais dos papers apresentados, mas obrigatoriamente todos os alunos devem ter sido co- autores de todos esses papers. Para quem vem estudando consistentemente em IC mas não publicou como co-autor ainda, lembre-se que tem um ano pela frente e que poderá publicar, em tempo, junto com seu orientador de IC.

Segunda modalidade excepcional - PROJETO DE ENGENHARIA.

Este TCC pode ser um projeto de unidade existente onde se propõe incluir ou substituir uma parte por uma tecnologia emergente, um projeto de uma unidade piloto (pilot plant) dentro de um laboratório de desenvolvimento, equipamento em desenvolvimento, e muitos outros projetos que não sejam uma mera compilação de um projeto já existente em empresas de engenharia ou de uma unidade já em operação. Obrigatoriamente, não se deve confundir, como o tema e seus objetivos pedagógicos, com a disciplina "Síntese e Projeto de Processos" oferecida aos alunos do quinto ano escolar. Essa modalidade de TCC pode ter até quatro alunos como autores. O primeiro orientador será professor do Departamento de Engenharia Química. Recomenda-se fortemente que o segundo orientador seja um profissional do campo.

Nessa modalidade, o TCC deve conter uma explicação sobre o processo corrente e o porquê da tecnologia proposta ou unidade piloto ser emergente. O trabalho deve explicar quais são os desafios tecnológicos, bem como conter uma descrição do fluxograma de processos em seus diferentes níveis de detalhamento (PFD, P&ID, 3D, mecânicos, estrutura civil, etc), o "Capital Expediture" e o "Operation Expediture".

Nessa modalidade, evita-se alcançar o nível da descrição da proposta EPC (Engineering, Procurement and Construction) e evita-se fazer análises econômicas detalhadas de rentabilidade, contendo apenas uma breve consideração levando em conta fluxo da caixa descontada em tempo, tal como um simples VPL. Este TCC não deve ser abrangente demais (selecionando um caso pequeno em termos de equipamentos, ou uma pequena parte dentro de um processo industrial todo), e deve-se evitar ser ambicioso no objeto do Projeto e no ciclo completo do projeto, tomando-se muito cuidado com a avaliação do homem-hora dedicado ao tema. Ao escolher essa modalidade, é recomendado que algum líder do grupo de autores já tenha uma experiência em atividades de projetos de engenharia, como por exemplo, em estágios de longa duração junto com engenheiros.

Terceira modalidade excepcional - TESE DE GRADUAÇÃO

Esta modalidade chama-se, a rigor, de dissertação de graduação.Tese de Graduação envolve pesquisa empírica ou teórica supervisonado por um professor doutor. A descrição do projeto de pesquisa, incluindo os resultados e a interpretação da pesquisa, segue o formato definido pela "Diretrizes para Apresentação de Teses e Dissertações" da Escola Politécnica da USP. A tese de graduação é a oportunidade do aluno seguir sua própria pesquisa desde a concepção da idéia, coleta de dados, análise e interpretação, em uma pesquisa original. Essa modalidade tem a vantagem de preparar aluno para eventual estudo de pós-graduação. A diferença entre este trabalho de graduação e uma dissertação de Mestrado pode ser sutil. Basicamente essa tese de graduação treina e demonstra a capacidade do aluno realizar pesquisa científica conduzida por ele mesmo sob supervisão do orientador.

As modalidades de TCC como Trabalho Acadêmico e Tese de Graduação são semelhantes na medida em que ambos são caracterizados pela pesquisa científica com os argumentos convincentes, uso criterioso de levantamento de dados experimentais e evidências, originalidade do pensamento, e clareza de análise. Mas diferem de duas maneiras importantes: Tese de Graduação é um projeto muito maior, e é baseado em pesquisa original realizada de acordo com as normas da área de pesquisa. Embora seja improvável que um aluno de graduação faça uma descoberta revolucionária, deve- se esperar que Tese de Graduação faça, pelo menos de uma maneira modesta, o que os pesquisadores chamam de "uma contribuição para o campo". Portanto não é a idéia ou as conclusões do trabalho que devem ser originais. A originalidade está no fato de um trabalho de TCC realizar uma contribuição para o campo.

Assim como um aluno realizar uma pesquisa de Iniciação Científica em quatro meses é temerário, também pretender realizar uma Tese de Graduação em oito meses é enganosa. Elaboração de Tese de Graduação ao longo de 12-18 meses denota um sentido de maturidade e culminação, porque permite ao aluno usar suas habilidades e conhecimentos acumulados para estudar uma questão importante, testar uma hipótese, ou produzir algo verdadeiramente criativos e fazê- lo por seus próprios meios, de forma independente. Geralmente, essa modalidade ajuda a definir a organização pessoal do aluno dentro do ensino de graduação, porque ele se programa durante 18 meses durante seu período acadêmico.

Nessa modalidade é permitido ter apenas um aluno como autor, e terá um orientador professor do Departamento de Engenharia Química com um co-orientador escolhido pelo orientador. Essa modalidade não deve ser escolhida pelo aluno que ainda não tenha sua pesquisa em bom andamento com seu orientador. Diferente de outras modalidades, a Tese de Graduação é avaliada com uma apresentação oral perante uma banca de três professores escolhidos pelo seu orientador, das quais um dos membros faz parte da coordenação de TCC. 

bottom of page